07 julho 2008

Rodando jogos antigos no Linux

Quando eu comecei a mexer com Linux, lá pelos idos de 1998 (cacete já se foram 10 anos!!! to ficando velho!!!!), rodar jogos no sistema era uma piada, além de ser também um grande tabu, afinal de contas o Linux era o "sistema dos hackers" e "hackers não perdem seu tempo jogando". Muita água passou por debaixo dessa ponte e hoje o Linux não é apenas um "sistema de hackers", mas também se tornou um Sistema Operacional popular e bastante usado em todo o mundo tanto pelos ditos hackers, como para pessoas comuns, como eu e provavelmente você.

Voltando ao assunto jogos, como eu ia dizendo, sempre fui um aficcionado por jogos, é ta bom sou nerd mesmo e daí? E quando me vi um Linuxer de carteirinha entrei literalmente numa sinuca de bico, pois a grande maioria dos jogos que eu gostava só rodavam no maldito "Janelas", e durante um bom tempo mantive o dual-boot apenas para isso, fazia todo o meu trabalho no Linux e só "bootava" no "Janelas" para rodar os jogos.

Com o passar do tempo esse estigma de "sistema para hackers" foi ficando de lado e a grande comunidade que se formou em volta do Linux percebeu que uma forma de trazer mais usuários para o sistema era dando suporte aos jogos que rodavam no Windows e não no Linux, surgiram alguns projetos, os mais famosos deles chamavam-se Wine e WineX (hoje conhecido como Cedega), que ainda hoje são os carros chefes na emulação de programas e jogos Windows no ambiente Linux, rodando softwares como Photoshop e jogos como Warcraft 3 e etc.

Acontece que nem só de jogos DirectX vive a história do mundo da informática, antes disso existia uma época em que para jogar no seu micro você deveria ser craque em parâmetros do config.sys e autoexec.bat, não sabe o que são esses 2 arquivos?? não se preocupe, eu que sou um dinossauro mesmo rs, jogos clássicos como Duke Nukem 3D, Heretic, GP2, Quake, Day of Tentacle, Full Throttle entre outros pediam alguns ajustes, principalmente de memória numa época em ter 16Mb de RAM era excelente e se você tivesse 32Mb de RAM sua máquina ficava um canhão rsrsrsrs

Para esses jogos existem 2 soluções, chamam-se DosBOX e ScummVM: o DosBOX é como o próprio nome diz um emulador para programas DOS e o ScummVM é o emulador oficial de jogos feitos pela Lucas Arts como Day of Tentacle, Full Throttle, The Dig e etc. Vejamos como instalar esses emuladores e como rodar jogos através deles.

Instalando e usando o DosBOX:

Se você utiliza a distribuição Ubuntu tudo fica mais fácil, basta acessar um terminal e digitar:

$ sudo apt-get install dosbox

Caso você utilize outra distribuição, ou então mesmo que utilize ainda o famigerado "Janelas" você encontrará a versão mais adequada as suas necessidades no seguinte endereço:

http://www.dosbox.com/download.php?main=1


Para rodar o jogo basta digitar no console:

$ dosbox executavel_do_jogo


Lembrando que os executáveis podem ser arquivos .exe, .com ou mesmo .bat e estarão dentro do diretório do jogo que você quer rodar. Só isso já basta para rodar os jogos, mas você pode também utilizar o DosBOX como se fosse o próprio DOS usando seus comandos, se é que isso pode ser considerado vantajoso. Basta chamar no console:

$ dosbox

Você poderá criar um disco virtual dentro do DosBOX, por exemplo, se você arquivar todos os seus jogos na pasta /home/user/jogos e queira montar essa pasta como o drive "C" do DOS, basta digitar o seguinte comando dentro do console do DosBOX:

$ mount c /home/user/jogos


E depois disso basta acessar o "drive" digitando no console:

$ c:

E bem vindo de volta aos tempos do velho e cansado DOS rs, os outros comandos são os mesmos e você poderá navegar dentro das pastas e executar os jogos como se estivesse no próprio DOS.

Instalando e usando o ScummVM

Aqui mais uma vez se você é um feliz usuário do Ubuntu basta digitar no console:

$ sudo apt-get install scummvm

Para usuários de outras distribuições basta acessar a página do projeto e baixar o pacote correto para sua necessidade, ScummVM .
Após instalar o ScummVM bastar acessar o mesmo indo no menu Aplicações -> Jogos -> ScummVM, após isso é só clicar em Add Game... escolher o diretório onde está o jogo dar OK e depois disso clicar em Start para iniciar o mesmo. Como diz aquele comercial, Simples Assim!

Vale lembrar que a grande maioria desses jogos é considerada Abandonware, ou seja, foram abandonados pelos seus desenvolvedores e sendo assim não é ilegal baixar e manter esses jogos em seu computador. Portanto se você é um saudosista, ou um novato que ficou curioso basta baixar esses clássicos e se divertir.

Vou colocar alguns desses jogos aqui só como aperitivo e alguns links de sites de abandonware com muitos outros jogos dessa época que não volta mais.

Abraços

Duke Nukem 3D

Duke Nukem 3D (15.61Mb)

Day of the Tentacle

Day of the Tentacle (7.96Mb)

Death Rally

Death Rally (12.26Mb)

Quake

Quake (24.13Mb)

E mais alguns links para ótimos sites de jogos antigos:

http://www.abandonia.com
http://www.the-underdogs.info/

Um comentário:

Alessandra Mussauer disse...

NOOOSSA....ENTENDI TUDO AMOR...RSRS


SÉRIO... TÔ GOSTANDO DE VER SEU DESEMPENHO AQUI NO BLOG... SEMPRE ATUALIZADO.

PARABÉNS!

BJS DA SUA NAMORIDA