17 setembro 2008

Nintendo 64 no Linux

Nesta dica vou ensinar a vocês com emular um console de Nintendo 64 no seu Linux. Na minha opinião este videogame não fez muito sucesso porque, apesar de rodar em 64 bits, os títulos do Playstation na época eram muito mais interessantes e numerosos, mesmo em 32 bits.

Mas mesmo assim alguns jogos valem à pena, como: TopGear Rally, Star Wars: Shadows of the Empire, 007 Goldeneye, entre outros...

Em um Semprom 2800+ 64 bits e 512 de RAM, o emulador rodou todos os jogos com muita folga, nunca ocupando mais do 25% de CPU. Já em um PIII 700, 256 de RAM, ele sofreu muito, ficando injogável. Por aí vocês podem tirar a média dos requisitos necessários para poderem usar bem o programa.

1) Baixando o emulador

O emulador que trato nesta dica é chamado Mupen 64, nativo do GNU/Linux. Está longe de ser um excelente emulador, como os interessados terão a oportunidade de conferir, mas dá para garantir alguns momentos de diversão.

Baixem o arquivo para Linux na seção de downloads do site:

* http://mupen64.emulation64.com



2) Descompactando o arquivo

Vá até o diretório onde o download foi concluído e descompacte o arquivo (vou usar o nome de versão mais recente na época da dica):

$ tar -xjvf mupen64-0.5.tar.bz2

Mais fácil do que isto não poderia ser. O programa não precisa nem ser instalado. Entre na pasta criada após a descompactação:

$ cd mupen64-0.5

E rode o programa:

$ ./mupen64

4) Configurando o Mupen

Esta parte é um pouco chata, porque vai muito de "tentativa e erro". Vou descrever o que funcionou melhor para mim, pode ser que sua configuração seja outra. Clique no ícone com Ferramentas para abrir as preferências.

4.1) MUPEN: esta é a primeira aba das preferências. Deixe marcada a opção Dynamic Recompiler.

4.2) PLUGINS:
4.2.1) Gfx Plugin: marque a opção "2- Glide 64 v0.7 - ME". Em Config você pode alterar o tamanho da tela.
4.2.2) Audio Plugin: marque a opção "2 - JttL's SDL plugin 1.3"
4.2.3) Input Plugin: marque "1 - blight's SDL input plugin 0.0.10" e clique em Config. Uma outra caixa se abrirá. Aí deverá ser configurado o teclado para poder jogar. Clique em "Enable Mouse", e na seção Device, clique até aparecer "Keyboard". Para cada controle do joystick, você deve atribuir uma tecla do teclado. Basta clicar com o mouse em cima do nome do botão e inserir esta tecla. O Memory Pack pode ser inserido nesta tela também.
4.2.4) RSP Plugin: marque "1 - Hacktarux/Azimer hle rsp plugin".

5) Agora feche o programa, antes de carregar a ROM para jogar. Não sei porque, toda vez que eu inicio um jogo aqui logo após configurar o Mupen, ele trava. Este foi o modo que eu achei de não acontecer isto.

6) Baixando as ROMS

Veja uma lista com 267 Roms para N64 no meu blog.

7) Abra novamente o Mupen e clique no símbolo que se parece com uma seta para cima. Carregue a ROM ao indicar sua localização e clique no botão PLAY para iniciar. Ignore a mensagem de erro anterior.

F1 alterna entre tela cheia e windowed
ESC fecha a ROM

É isso aí, bom divertimento a todos.

Link para a matéria original.: http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=6951

Nenhum comentário: